No mês em que comemora-se o aniversário da Metalúrgica Inca, a empresa recebeu um importante prêmio na 9ª edição do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP) e Toledo & Associados Research. A Inca recebeu as homenagens no dia 05 de Abril no Espaço Sócio Cultural do CIEE em São Paulo. A classificação da empresa foi 1ºlugar na categoria de 21 a 40 estagiários com homenagem especial do INCLUI CIEE, que reconheceu o trabalho social que a empresa desenvolve há vários anos com a APAE de nossa cidade. O prêmio foi recebido com grande alegria pelos colaboradores Mauro Magri, PatriciaZuchini e Tatiane Quilice, que estavam representando a empresa. A Metalúrgica Inca sempre apoiou e reconheceu a importância do estágio, visto que mais de 40% do quadro de empregados da empresa foram estagiários.


Neste ano a Inca participou com o projeto Economia de água nos sanitários da área administrativa, onde foram trocados as válvulas de descarga com acionamento convencional, que utiliza em média 12 litros por acionamento, pela válvula com sistema duo, ou seja, com duas opções de acionamento onde, uma libera 3 litros de água e a outra 6 litros de água. Conforme dados levantados, diariamente são utilizados 1008 litros de água potável, por dia, nas descargas dos sanitários da área administrativa da empresa, somando uma semana de 5 dias úteis temos, 5.040 litros.

Considerando 22 dias úteis no mês, temos um volume de 110.880 litros e no ano 1.330.560 litros de consumo de água potável em descargas dos sanitários na área admistrativa, utilizando um válvula hidra convencional onde em cada acionamento utiliza-se uma média de 12 litros.

A Metalúrgica Inca, além de participar das Edições do Prêmio FIESP com projetos relacionados a captação de água da chuva e reutilização de água de seu processo industrial, visa também outras formas de economia através mecanismos simples com baixo custo, porém com resultados que venham a contribuir com o meio ambiente.




Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, promoveu o 10º Prêmio Fiesp Conservação e Reúso de Água.

A Metalúrgica Inca, participa deste evento desde sua 3º edição em 2008, somando 8 anos de sucesso e conquistas.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 24 de março, na sede da Fiesp, onde na ocasião a Metalúrgica Inca conquistou, pela segunda vez, o 1º lugar na categoria.

Na categoria Micro e Pequeno Porte, a Metalúrgica Inca implantou em 2014 uma nova linha de zincagem, processo para proteger o aço da corrosão atmosférica, com objetivo de economizar até 70% o consumo de água em comparação ao processo usado anteriormente, de zincagem manual.

Segundo a empresa, na troca de compostos químicos como o desengraxante, a economia de água foi de 50%, uma vez que na zincagem manual a troca era semanal e no processo automático, a troca acontece a cada 15 dias.

Na operação de enxágue, a economia foi de 62% por conta de um sistema interligado dos tanques que permite apenas uma troca. E no processo de banhada a economia chegou a 59%, já que o controle do escoamento é automatizado.




A Metalúrgica Inca obteve o primeiro lugar, categoria micro e pequena, com o seu plano de Reúso da Água de Compressores e Ar. Situada em Mococa (SP), a empresa fez o aproveitamento total da água de descarte do ar condicionado para limpeza da fábrica e da água de descarte da fabricação de ar comprimido para reposição da caixa d’água de refrigeração dos moldes de injeção de Zamac.

Indicador ambiental

Um dos objetivos da premiação é dar ampla divulgação às iniciativas adotadas pelo setor industrial, além de premiar as empresas quanto ao seu desempenho, com troféus, selos, placas de menção honrosa e certificados de participação, além de uma viagem – oferecida pela revista Meio Ambiente Industrial.

O Prêmio também se torna um indicador ambiental ao formar acervo de cases no estado. Nesta sexta edição, inscreveram-se para o Prêmio, nas categorias média/grande e micro/pequena, 21 empresas dos mais diversos segmentos: químico, fármaco, petroquímico, alimentício-bebidas, papel e celulose, automotivo e autopeças, eletroeletrônico, metalúrgico, cerâmico e eletrodomésticos.

Participaram da premiação diversas autoridades: Ivanildo Hespanhol, presidente do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (Cirra), Paulo Massato Yoshimoto, presidente da Sabesp, e Eduardo San Martin, diretor de Meio Ambiente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O Prêmio conta com o apoio e patrocínio da revista Meio Ambiente Industrial..

Empresas vencedora - Categoria Micro/Pequena Empresa
1º lugar: Metalúrgica Inca (Mococa-SP) – Reúso da Água de Compressores e Ar




Sesi reconhece melhores práticas sustentáveis empresariais.

Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho laureou micro e pequenas, médias e grandes empresas comprometidas com práticas de gestão diferenciadas.

O 14º Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho 2010 – pioneiro no setor – homenageou as melhores práticas empresariais referentes às áreas de avaliação do Modelo Sesi de Sustentabilidade no Trabalho.

O Serviço Social da Indústria (Sesi) recebeu nesta quinta-feira (31), na sede da Fiesp, as empresas que se destacaram no ano de 2010 em práticas sustentáveis e ações diferenciadas de gestão. Mais de 100 pessoas, entre representantes e trabalhadores das empresas, estiveram presentes à cerimônia.

“O Sesi se associa a todos aqueles que têm como objetivo a qualidade de vida e o desenvolvimento humano.

As empresas aprendem conosco e nós aprendemos com as empresas, numa relação em que a sabedoria vem das duas partes, em uma dependência mútua”, afirmou Walter Vicioni, superintendente operacional do Sesi-SP.

Após a entrega de troféus e placas de menção honrosa às empresas vencedoras, o economista político Ladislau Dowbor ministrou uma palestra sobre Sustentabilidade. Entre assuntos como aquecimento global e explosão populacional, Dowbor alertou que há limites para o consumo em um planeta com 7 bilhões de habitantes.